terça-feira, 3 de março de 2009

Na terra de gigantes

Imagine que acordava um dia num país povoado quase inteiramente por gigantes. No início, ficaria sem dúvida aterrorizado, e a onda de ruídos ensurdecedores e um sentimento de vertigem desconfortável no momento da queda acompanhá-lo-iam uma vida inteira. Ao fim de um tempo, perceberia que muitos dos gigantes pareceriam amigáveis, e que um gigante em especial estava particularmente interessado na sua segurança e bem-estar.

Depois imagine que um dia, por nenhuma razão especial, o gigante em que tinha aprendido a confiar gritava consigo, ameaçava-o, ou até mesmo lhe batia. Como poderá alguma vez voltar a sentir-se seguro numa terra de gigantes? Devem existir algumas leis nessa terra, ou regras, que possa aprender para o ajudar a sobreviver...

Um dia, encontra outras pessoas pequenas. Parecem ser como você e, na sua companhia, sente-se instantaneamente mais seguro. Algumas delas afirmam conhecer as leis da terra, e partilham-nas consigo. Associando este conhecimento às revelações que obteve da sua observação dos gigantes e o que ouviu dos seus ensinamentos, numa voz de trovão dos deuses, começa a perceber o que deve fazer e não fazer para se manter seguro.

Faça o que lhe mandam. É mais fácil dar-se bem se colaborar. Não chore. Não lute. Estude muito. Arranje um emprego. Faça o que lhe mandam. Case. Tenha filhos para que o apoiem quando for velho. Faça o que lhe dizem.

A lista ficou cada vez mais longa à medida que o seu corpo, outrora diminuto, cresceu cada vez mais (alimentando, sem dúvida, pelos alimentos especiais produzidos na terra dos gigantes), e a dada altura apercebeu-se de que já não existiam gigantes.

E depois, um dia, acordou, e havia uma criaturinha pequena a olhar para si. Tinha acordado no país dos gigantes. E como gosta muito dela, começou a ensinar-lhe tudo o que sabia sobre a forma de sobreviver nesta terra de gigantes.

E assim, o ciclo continuou...
in "Mude a Sua Vida em Sete Dias", Paul McKenna, Edição Lua de Papel

Sem comentários: